A diretoria do SITSESP realizou a primeira reunião institucional com o novo presidente da Fundação CASA, Acácio Miranda, abrindo um novo ciclo de diálogo entre a entidade sindical e a gestão da instituição. Mantendo uma tradição de interlocução permanente com as administrações da Fundação. O sindicato apresentou as principais demandas da categoria e obteve importantes encaminhamentos para temas estratégicos.
Na reunião, o presidente Acácio Miranda esclareceu que não existe, neste momento, qualquer discussão sobre a privatização da Fundação CASA, afastando especulações sobre o tema e reafirmando que a prioridade da gestão está voltada ao fortalecimento institucional.
Outro avanço importante foi o compromisso assumido de reformular e priorizar o Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS). Segundo Acácio Miranda, ainda nesta semana será publicado o edital que instituirá a comissão responsável pela elaboração do plano, formada por representantes indicados pela Fundação CASA e pelo SITSESP. A medida garante a participação efetiva do sindicato na construção de uma das principais reivindicações da categoria.
A reunião também marcou uma conquista histórica para os servidores e as servidoras. Pela primeira vez, o SITSESP terá uma cadeira oficial na aplicação do Plano Decenal. Embora o sindicato participe das discussões desde a implantação do programa Novo Olhar, em 2002, essa participação nunca havia sido formalizada. Com o apoio da Fundação CASA, por meio de seu presidente, Acácio Miranda, a entidade passará a integrar oficialmente o processo de formulação das diretrizes estratégicas da socioeducação.
Em relação às perspectivas para o quadro de pessoal, o presidente informou que a prioridade da gestão será a conclusão do novo PCCS. Somente após a definição dessa política serão discutidas medidas relacionadas ao Plano de Demissão Incentivada (PDI) e à realização de novas contratações, estabelecendo uma sequência clara para as decisões de gestão de pessoas.
Para o presidente do SITSESP, Neemias de Souza, a reunião representa um passo importante na construção de uma agenda institucional baseada no diálogo, na transparência e na valorização dos servidores.
“O SITSESP sempre defendeu que os grandes avanços da categoria são construídos por meio do diálogo institucional, sem abrir mão da firme defesa dos direitos dos trabalhadores. Saímos desta primeira reunião com importantes sinalizações e compromissos que agora acompanharemos de perto para que se transformem em resultados concretos.”
O SITSESP seguirá acompanhando a implementação dos compromissos assumidos e participando ativamente da construção das políticas que impactam diretamente a vida dos trabalhadores e o futuro da Fundação CASA.


